Já que Ninguém me Tira pra Dançar

Direção: Ana Maria Magalhães
Documentário, 91 min, 2021, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

SINOPSE

Realizado a partir da remasterização de entrevistas com personalidades que conviveram com Leila Diniz (1945-1972), o documentário é o registro de uma época e, acima de tudo, resgata a participação na cultura brasileira da atriz que abriu o caminho para a revolução sexual durante os anos sombrios da ditadura. A estrela que brilhou nos anos 1960 e tornou-se um dos maiores mitos femininos brasileiros deixou um legado que permanece atual, 50 anos após o seu desaparecimento.

Já que ninguém me tira para dançar é um longa realizado a partir da restauração de gravações em U-Matic de 1982, e de gravações novas, imagens de filmes, fotos e cenas ficcionais vividos pela atriz Leila Diniz. Finalizado em HDTV, o filme resgata a participação da artista na cultura moderna e revela seu modo libertário de ser e agir numa época que inspirou avanços comportamentais no mundo inteiro. É dirigido por Ana Maria Magalhães, tem coprodução do Metrópoles e apoio do Instituto Itaú Cultural.

Filme de Abertura

INNSAEI.TV

Disponível na InnSaei.TV das 20h do dia 7 de dezembro, às 20h do dia 8 de dezembro.

DIREÇÃO

Ana Maria Magalhães

Atuou em filmes de Nelson Pereira dos Santos, Hector Babenco, Glauber Rocha e Manoel de Oliveira. Estreou como diretora em Mulheres no cinema, eleito pela crítica um dos 100 melhores curtas brasileiros. Escreveu e dirigiu Reidy, a construção da utopia, melhor documentário de longa-metragem no Festival do Rio e Prêmio Pólis no Cine Eco, em Portugal; O Brasil de Darcy Ribeiro, melhor série documental pela TAL TV; e Mangueira em 2 tempos, premiado em festivais norte-americanos.

FICHA TÉCNICA

Produção executiva e roteiro: Ana Maria Magalhães
Finalização: Ade Muri
Direção de fotografia: Jacques Cheuiche
Trilha sonora: Fernando Moura
Mixagem: Vânius Marques
Montagem: Paula Sancier
Elenco: Lídia Brondi, Louise Cardoso, Lígia Diniz, Nina de Pádua

Depoimentos:  Albino Pinheiro, Betty Faria, Carlos Leite, Chico Nelson, Claudio Marzo, Domingos de Oliveira, Eli Diniz, Hugo Carvana, José Carlos De Oliveira, Luciana De Moraes, Luiz Carlos Lacerda, Luiz Eduardo Prado, Marcelo Cerqueira, Marieta Severo, Maria Gladys, Martha Alencar, Nelson Sargento, Nelson Pereira dos Santos, Paulo Cezar Saraceni, Paulo José, Tarso De Castro
Locução do depoimento de Chico Nelson: Hugo Carvana

trailer

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.