Os Ossos da Saudade

Direção: Marcos Pimentel
Documentário, 107 minutos, 2021, Minas Gerais
Classificação indicativa livre

SINOPSE

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento.

Lançando mão de uma narrativa fragmentada, que segue os imprecisos e pouco nítidos territórios da memória, Os ossos da saudade nos apresenta um panorama sobre singularidades e semelhanças culturais, afetivas e existenciais presentes em distintas pessoas que dividem conosco seus atos de recordar. O filme foi filmado em 2019 no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A estreia mundial se deu em outubro de 2021, no San Francisco Latino Film Festival (EUA).

Filme da Mostra Memória e Linguagens

INNSAEI.TV

Disponível na InnSaei.TV das 20h do dia 8 de dezembro, às 19h59 do dia 12 de dezembro.

DIREÇÃO

Marcos Pimentel

Documentarista formado pela EICTV – Cuba e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg – Alemanha, Marcos Pimentel dirigiu os filmes Fé e fúria (2019), A parte do mundo que me pertence (2017), Sopro (2013), Sanã (2013), Taba (2010), A arquitetura do corpo (2008), O maior espetáculo da Terra (2005), entre outros. Seus filmes ganharam 92 prêmios e foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

Produção executiva: Luana Melgaço
Direção de produção: Mariana Andrade
Roteiro: Marcos Pimentel e Ivan Morales Jr.
Direção de fotografia: Matheus da Rocha Pereira
Mixagem: Bruno Vasconcelos
Montagem: Ivan Morales Jr.
Distribuição: Olhar
Elenco: Abdel Rassull Brandão Iandjai, Adelmisa Brandão Bailo, Huíla Samara, Joana Carneiro Vasconcelos, Rodrigo Almeida, Ros Nia Da Silva, Zé Melo

trailer

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.