O País de São Saruê

Diretor: Vladimir Carvalho
Documentário, 123 minutos, 1971, Distrito Federal
Não recomendado para menores de 14 anos

SINOPSE

O filme é sobre a região sertaneja do Rio do Peixe. Há três séculos, as terras secas do Nordeste, habitadas pelos índios cariris, foram conquistadas pelos bandeirantes e colonos que ali estabeleceram as primeiras fazendas de gado, desenvolvendo uma cultura pastoril e agrícola. Após um período de progresso, mas sob um regime de senhores e servos, o choque com os novos tempos tornou inevitável que aquelas terras, antes pródigas e produtivas, ficassem estagnadas economicamente.

O documentário focaliza, em trabalho até então inédito, a região sertaneja do Rio do Peixe. A obra de Vladimir Carvalho é marcada pela força das expressões culturais, manifestadas através de referências geográficas, imigratórias e humanas. O homem brasileiro – especialmente o nordestino, sua cultura, valores, dificuldades e relações com a terra -, é um tema recorrente em sua obra, da qual O País de São Saruê é o exemplo mais completo.

Filmes da Mostra Sessentinha

INNSAEI.TV

Disponível na InnSaei.TV das 20h do dia 7 de dezembro, às 23h59 do dia 14 de dezembro.

DIREÇÃO

Vladimir Carvalho

Nasceu em 1935 em Itabaiana, Paraíba. É diretor e roteirista conhecido por seus filmes Conterrâneos velhos de guerra (1991), Rock Brasília: Era de ouro (2011) e O País de São Saruê (1971), entre outros. É um dos principais documentaristas brasileiros, ganhador de inúmeros prêmios em vários festivais, inclusive no Festival de Brasília, no qual ganhou, em 1979, o prêmio de melhor filme com O País de São Saruê.

FICHA TÉCNICA

Direção, argumento e roteiro: Vladimir Carvalho
Assistente de direção: Walter Carvalho
Produção: Vladimir Carvalho e João Ramiro Mello
Fotografia: Manuel Clemente
Montagem: Eduardo Leone
Música: José Siqueira, Marcus Vinicius e Luiz Gonzaga
Poema: de Jomar Moraes Souto, interpretado por Écchio Reis
Narrador: Paulo Pontes
Participações: José Gadelha (usineiro), Charles Foster (do Peace Corps), Pedro Alma e Zeca Inocêncio (pioneiros do ouro) e Antônio Mariz (prefeito).

trailer

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.