Em 1965, o mestre Paulo Emílio Salles Gomes não poderia prever as transformações tecnológicas que atravessariam o cinema nos 50 anos seguintes. Entretanto, em termos estéticos, o movimento que se criou em torno da Semana do Cinema Brasileiro, que mais tarde viria a ser o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, foi definidor para o futuro do audiovisual nacional: um festival político, lançador de tendências e capaz de acompanhar as transformações nas formas de se ver e fazer cinema.

Em 2021 chegamos à 54ª edição deste, que é o mais longevo festival de cinema do Brasil. Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) em parceria com a Associação Amigos do Futuro entre os dias 7 e 14 de dezembro de 2021, o Festival exibe seus títulos virtualmente, tal como em 2020, em função dos riscos da pandemia de Covid-19. Sob o tema “O cinema do futuro e o futuro do cinema”, a maratona de filmes, debates, masterclasses, oficinas, encontros setoriais e ambiente de mercado, tem curadoria de Sílvio Tendler e Tânia Montoro.

A dupla traz ao projeto uma curadoria afetiva e política, preocupada em pensar o lugar do cinema no futuro posto. Sílvio e Tânia são os responsáveis pelo tema e a estruturação criativa de todas as atividades do Festival. Já nas Mostras Competitivas, como de praxe, os curadores contam com apoio de comissões de seleção que dão conta do grande volume de obras inscritas.

Dentre os 985 filmes inscritos, foram selecionados seis longas e 12 curtas para pleitear os troféus Candangos na Mostra Competitiva Nacional, além de quatro curtas e oito longas para concorrerem na Mostra Brasília. A comissão de seleção dos longas nacionais foi composta por Lino Meireles, Luiz Carlos Merten, Sandra Kogut, Nicole Puzzi e Pedro Caribé. Já os curtas nacionais foram selecionados por Adriana Vasconcelos, André Luís da Cunha, Flávia Barbalho, Paula Sacchetta e Paulinho Sacramento. A Mostra Brasília contou com Flavia Guerra, Maíra Carvalho e Marcelo Emanuel dos Santos na comissão de seleção.

Segundo o secretário Bartolomeu Rodrigues. “O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro sempre, em sua natureza, foi um espaço para o diálogo com o que está por vir. Daqui, nasceram linguagens, estéticas e debates políticos que construíram a identidade do novo cinema brasileiro. Essa edição nasce histórica porque vai pautar esse mundo pós-pandemia. Nada será como antes, e essas tendências serão examinadas nos dias de festival”.

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